domingo, 24 de julho de 2011

Orlandino leva bronze no Brasileiro de Tênis de Mesa


Fábio Bucci ficou com o bronze na Copa do Brasil de Tênis de Mesa
Alô, alô. De volta.
"Ando por uma trilha perigosa/ Está tudo indo contra/ Eu vou voltar a ficar de luto" (Back To Black, Amy Winehouse)

O mesatenista orlandino Fábio Bucci conquistou a medalha de bronze na Copa Brasil de Tênis de Mesa, em Recife (PE). O campeonato, realizado entre 14 e 17 julho, reuniu mais de trezentos atletas de todo o país. No ano passado, Fábio ganhou três medalhas de ouro nos Jogos Regionais de Sertãozinho.
Não vai colar...
Começaram dia 20 os Jogos Regionais de Taquaritinga, e como já disse um monte de vezes, nosso campeoníssimo Basquete masculino, que jogaria primeira divisão, não foi. Por motivos mais do que conhecidos – e ridículos. Mas fico me questionando: o que será que atletas e dirigentes dirão lá, a quem perguntar por quê? Em mais de 30 anos de carreira dedicada à formação e ao treinamento de atletas, fiz muita amizade com dirigentes da Secretaria de Esportes e de outras cidades, árbitros, técnicos e atletas. Como vão explicar a vergonha? Será que vai ainda rolar o papo de inveja? Não vai colar...


Futsal
A Intelli fecha a participação no Paulista nesta quarta-feira contra a AABB, no ginásio do adversário, em São Paulo. O jogo, marcado anteriormente para sexta-feira, 22, foi adiado por decisão da FPFS (Federação Paulista de Futebol de Salão). Já classificado para a próxima fase (em segundo lugar, atrás do Corinthians), o time tem aproveitado para treinar bastante a parte técnica. A equipe do Cidão estreia na segunda fase da Liga Nacional nesta segunda, 25, contra a UNISUL, em Tubarão (SC). No vídeo acima, os gols de Orlândia 9 x 4 Joinville pela Liga Futsal 2011.

Natação
Defendido pelo experiente advogado esportivo, Howard Jacobs, César Cielo  foi absolvido pela Corte Arbitral de Esportes no caso de doping. É o mesmo advogado que defendeu a jogadora de basquete americana Diana Taurasi. Ficou valendo para ele, Nicholas dos Santos e Henrique Barbosa a advertência da Confederação Brasileira. Já Vinícius Waked, que já tivera uma suspensão de dois meses, foi punido com um ano de suspensão. Fica assim comprovado o prestígio do médico brasileiro De Rose, um papa em exames anti-doping.
Ana Marcela Cunha, que nadou 25 km na Maratona e levou o ouro
Natação 2
Com isso, Cielo está liberado para nadar no Mundial de Xangai, que esta semana teve Poliana Okimoto chegando em sexto  nos 10 km da Maratona Aquática e conquistando a vaga para as Olimpíadas de Londres. O conjunto de Nado sincronizado foi 12º colocado na final técnica. Outro feito histórico: Ana Marcela Cunha ficou com o ouro na Maratona de 25 km em 5h29min22s9.

Doping
O goleiro Renan, ex-Bahia, não gostou nada dessa história de “perdão” para Cielo. Pego no exame com a mesma substância, presente em medicamento anti-hipertensivo, está cumprindo suspensão de um ano. Ele reclamou que está desempregado, sem dinheiro e vivendo às custas dos pais.
Equipe do basquete, que venceu os Jogos Militares
China (segundo lugar nos Jogos Militares) e Ucrânia na esgrima
 Jogos militares
De férias, aproveito para ver um pouco dos Jogos Militares. E tenho reconhecido muitos atletas que jogam em Ligas. Esses atletas foram alçados à condição temporária de sargentos, com salários iguais, para defender o país – algo comum a todos os países. O Brasil arrebentou, ficando como líder no quadro de medalhas, vencendo em vôlei de praia (masculino e feminino), vôlei (masculino e feminino), judô, taekowdo, atletismo e basquete.

Fórmula 1
O britânico Lewis Hamilton, da McLaren, venceu o GP de Nürburbring, na Alemanha. Já o líder do campeonato, Sebastian Vetel, mesmo correndo em casa, não foi para o pódio, ficando em quarto lugar. Felipe Massa terminou em quinto lugar, apesar da boa corrida – mas foi prejudicado por uma parada nos boxes.

A chicane: R$ 100 mil jogados fora e demissão do engenheiro
Fómula 1 (2)
Agora piada mesmo, foi a chicane invertida que fizeram em Interlagos. Coisa de... sei lá o quê! Nem principiante faria aquilo. A “obra” custou R$ 100 mil, e o engenheiro responsável foi demitido.

Ciclismo
O ciclista australiano Cadel Evans, 34 anos, se tornou o segundo atleta mais velho a vencer a Volta da França. A mais importante competição do ciclismo mundial tinha a liderança do francês Thomas Voeckler, que foi ultrapassado na somatória geral.
Oscar Pistorius: paraolímpico no Mundial de Atletismo
Atletismo
Em agosto, tem o Mundial de atletismo em Daegu, na Coréia do Sul. Lá as feras vão brilhar. E realmente surpreendeu a conquista de uma vaga para a disputa dos 400m do competidor paraolímpico Oscar Pistorius. Amputado das duas pernas, o atleta sul-africano corre com próteses de fibra de carbono. Apesar do debate sobre possível vantagem (ou desvantagem) do atleta sobre os outros, ainda assim é um feito. Show!

Vôlei de praia
Na final do Vôlei de Praia, em Moscou, semana passada, Juliana e Larissa conquistaram a prata, enquanto Alison e Emanuel ficaram com o ouro. As duplas brasileiras lideram o ranking mundial. A próxima etapa é na Polônia, a partir de 26 de julho.

Vôlei
Novidade: Sasha, a filha de Xuxa Meneghel, a “rainha dos baixinhos”, foi convocada para a seleção carioca de vôlei, categoria infantil. Sasha joga pelo Flamengo.

Copa 2014
Tenho lido e ouvido muitos comentários sobre o uso do dinheiro público nos estádios de futebol, que serão construídos para a Copa de 2014. Em fóruns e debates dos quais participo, defendo que, realmente, o governo não deve colocar dinheiro nessas obras. Mas, como o povo quer futebol, façamos as obras!
Terreno em Itaquera onde será erguido o Estádio do Corínthias, o...

...Itaquerão: dinheiro público para obras privadas que o povo quer
Copa 2014 (2)
Só acho que este dinheiro público tem que ser investido nas melhorias do entorno, como avenidas, iluminação, transporte, postos de saúde, saneamento. Enfim, agora o governo pode (e deve) colaborar, pois é uma questão de saber capitalizar os benefícios que virão da competição. Não acho que haverá muita capitalização em Manaus, Brasília, mas...

Futebol
Vocês viram: a seleção norte-americana de futebol feminino levou um baile do Japão na final do Mundial. E, na mesma tarde, viram também o Brasil perder bisonhamente para o Paraguai na Copa América. Credo!

Futebol 1
Na semana passada, bombaram nos jornais comentários: o comentarista do Estadão, Wagner Vilaron, não perdeu a piada e apelidou os jogadores “bibelôs do Brasil”. Já Tutty Vasques lembrou que o problema pode ser a “grana”, e não necessariamente a grama. E o choro do Elano? Deu dó, tadinho!

Futebol 2
Mas o comentário de que mais gostei foi de Daniel Piza, no Estadão, que pediu: “Amadureçam!” Ou seja: chega de achar que somos os bons, que vamos ganhar quando quisermos, de fazer firulas e de os jogadores serem individualistas.

Futebol 3
Uruguai e Paraguai jogam a final hoje, domingo.

Futebol 4
E continua o Brasileirão. Meu Coringão tá firmão lá na frente. Mas o campeonato promete.

Eu vou ficando. Semana que vem tô de volta. Fiquem com Deus, beijos e, mais uma vez, muito obrigada!

(Coluna publicada no jornal O Mojiano em 22 de julho, e atualizada hoje.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário